segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Bengalas


Hoje um amigo meu fez anos... Perguntei-lhe como tinha sido o dia. Ele disse que foi normal. Depois, passado poucos instantes acrescentou "Não gosto de fazer anos. Porque quando se faz anos fica-se mais velho. E quanto mais velho, mais desinteressante isto fica."
Acho que ele estava a referir-se à sociedade e à vida em geral ao dizer "isto"... Eu não concordo com ele, acho que cada idade é interessante e que cada ano que passa nos acrescenta algo que merece ser vivido. Mas percebo que para algumas pessoas haja aquele receio de envelhecer, porque na sociedade actual o envelhecimento é sinónimo de incapacidade e operações plásticas. No entanto, este meu amigo está longe de se poder considerar velho, porque tal como eu, está no começo da fase pós-adolescente (isto pode ser dito assim?!)...
Por isso pergunto, se para pessoas com a minha idade a vida está a deixar de ser interessante agora que estão cheios de energia e com tudo o que a juventude oferece, o que se passará daqui a 10, 20, 30 anos? Será que já nada despertará emoções e adrenalina?

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo.
Talvez tenha sido o medo de envelhecer a causa dele dizer isso.
E é verdade: cada ano acrescenta algo à nossa que merece ser vivido.
E os cinquentas, sessentas, são idades muito giras. É a minha opinião.

Anónimo disse...

Oh, sinceramente, não acho piada nenhuma ao envelhecimento... Saber que a partir dos 30 vou começar a perder grande parte das minhas capacidades físicas, e a partir dos 50, grande parte das minhas capacidades mentais deixa-me assim um pouco deprimida... Mas é claro que cada idade tem coisas bonitas. É só mesmo a noção de perda de faculdades que me transtorna no envelhecimento. Uma vez que se aceita isso, não há motivos para cada dia não ser melhor que o anterior :)
beijinhos gds***

Anónimo disse...

Eu nunca gostei de fazer anos.
Quando fiz 9 anos, uma tia minha disse-me "ainda estás naquela idade de gostar de fazer anos", ao que eu pensei "é suposto eu gostar de fazer anos? Nem quero imaginar quando deixar de estar nessa suposta idade". Nunca me esqueci desta história.

Anónimo disse...

Eu acho que envelhecer não é algo mau. É certo que com o avançar do anos vamos perdendo faculdades físicas e mentais mas, por outro lado, cada ano que passa é um acumular de experiências e vivências que ao longo da vida nos podem ser preciosas.